Monteiro Lobato

Monteiro Lobato

Hoje, dia 18 de abril, é o Dia Nacional da literatura infantil e, também, do Livro Infantil. Não por acaso é o aniversário de nascimento de Monteiro Lobato, um dos maiores escritores brasileiros de todos os tempos.

Monteiro Lobato não foi apenas um escritor genial. Foi uma das personalidades mais patrióticas,  instigantes, inteligentes e progressistas que o País já viu. Lutou contra tudo e contra todos, e foi até preso, por acreditar que o Brasil tinha petróleo e que era possível explorá-lo. Criou uma editora, numa época em que os livros eram editados fora do País. Inaugurou a literatura infantil por aqui ao criar todo um mundo de fantasia com personagens brasileiríssimos, descrito em linguagem acessível e atraente, e que é atual até hoje! Também nunca deixou de tentar educar as crianças através dos seus livros.

Lobato gostava de desenhar e queria ter sido artista plástico, mas acabou sendo advogado por imposição do avô, profissão que abandonou para ser fazendeiro e, depois, para nossa sorte, escritor. Legou aos seus leitores muito mais que o encantamento do universo mágico do sítio do Pica-pau amarelo.

Monteiro Lobato é o responsável pela formação intelectual de muita gente boa, e tenho orgulho de me incluir dentre esses seus devedores culturais. Li tudo o que ele escreveu, várias vezes, e agradeço ao meu pai a decisão de ter comprado as obras completas de Lobato quando eu ainda era criança. Como Lobato, também eu preferia ler a empinar pipa ou jogar bola, e também como ele sempre gostei de desenhar e escrever. As comparações, naturalmente, param por aqui.

É pena que, hoje, as crianças só tenham acesso ao universo do sítio por intermédio da TV, pois nada é mais divertido (e instrutivo) do que  reler o que Monteiro Lobato escreveu.

Anúncios

Publicado em 18 de abril de 2013, em Dia a dia. Adicione o link aos favoritos. 4 Comentários.

  1. mariaisabel de carvalho Moraes

    LI, RELI E PASSEI PARA MINHAS FILHAS O PRAZER DA LEITURA . HBITO MAIS QUE SAUDVEL QUE ELAS INICIARAM COM MONTEIRO LOBATO E REPASSAM PARA SEUS FILHOTES .

    • Hei! Oi Bel!
      Sim, sim, sei disso! E você fez muito mais do que transmitir o gosto pela leitura às duas gerações seguintes à sua. Você passou integralmente às meninas a educação e o caráter típicos dessa família maravilhosa criada pelo Seu Victor e pela da Dona Cida. Lobato ficaria orgulhoso de saber-se lido por gente assim! Beijos pra você e pra todo mundo aí.

  2. Mario José Montini

    Bela e merecida homenagem ao Monteiro Lobato, Pedro!
    Quando criança, lá em casa em São Caetano, só não li mais Monteiro Lobato porque você me contava as histórias mais rápido do que eu era capaz de ler, além disso a sua narrativa imprimia um toque de aventura mais emocionante do que a leitura………..ah, desculpas esfarrapadas! Eu preferia jogar bola e andar de carrinho de rolimãs, sim!!! Um abração!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: