O Palmo e o Papagaio
por Montini
Dona Gervásia tinha um papagaio que estava “na família” há mais de quarenta anos.
É claro que todo esse tempo de convívio com as pessoas fez com que o bicho aprendesse uma grande quantidade de palavras e expressões. Uma das suas frases favoritas era: “Sete palmos”. Ninguém sabia com quem o louro aprendera isso. Sempre que alguém comentava o tamanho de qualquer coisa, fosse comprimento, peso ou volume, o papagaio dizia imediatamente: Sete palmos.
Certa vez, Dona Gervásia prometera doar um bolo à quermesse da igreja local. A idéia era vendê-lo em fatias para dar mais lucro. O dinheiro iria ajudar a reforma do altar de Santa Escolástica. O Vigário, naturalmente, foi discutir o assunto e insistia em perguntar sobre o bolo:
– E então, Dona Gervásia, de que tamanho será o bolo?
– Sete palmos – Disse o papagaio.
– Quieto – Repreendeu Dona Gervásia. – Não sei, padre, aí de uns cinco quilos.
– Sete palmos – Repetiu o papagaio.
– Mas sete palmos de comprimento ou de altura? – Perguntou o padre, já interessado naquilo.
– Não dê atenção a esse papagaio intrometido, seu padre – Disse Dona Gervásia.
– Minha filha. – Falou o pároco – Isso só pode ser inspiração divina! Um bolo de sete palmos seria muito bem vindo na nossa quermesse! É a Santa Escolástica que está falando pelo bico dessa ave.
– Sete Palmos – falou o papagaio.
– Mas, seu padre, eu nem sei quanto são sete palmos! – Desconversou Dona Gervásia.
– Ora – Respondeu o vigário – O palmo é utilizado há muito tempo como medida. É a distância entre o polegar e o dedo mínimo, com a mão bem aberta. Equivale a uns 22 centímetros, mas para facilitar as contas vamos dizer que são 20…
– Bom, então sete palmos dá um metro e quarenta! – Exclamou Dona Gervásia, já assustada. – A altura do meu neto! É bolo que não acaba mais!
– Sete palmos – Insistiu o papagaio.
– Pense na Santa – Disse o vigário convincentemente – Ela ficará eternamente grata.
Dona Gervásia não teve como recusar. Prometeu que faria. Porém, boleira experiente, ela resolveu fazer uns cálculos. Chegou à conclusão que para cumprir a promessa e, ao mesmo tempo, manter o peso em 5kg como pretendera desde o começo, bastava mudar um pouco a forma do bolo. Por isso, no dia da quermesse, ela entregou ao padre um bolo de 1,40 m de comprimento e…10 cm de largura.
Deixe um comentário
Comentários 1